Escorpiões são realmente preocupantes e nada deixa alguém de cabelo mais em pé, do que achar um deles dentro de casa ou no quintal. Tudo que desejamos saber é se tem mais deles e onde podem estar.
Recebemos dúvidas como essa quase que semanalmente, e não é por menos já que os escorpiões, além de causarem grande dor e desconforto após a picada, algumas de suas espécies podem levar ao óbito.
Aqui no Brasil é possível encontrar quatro tipos diferentes de escorpiões, mas em grandes cidades como São Paulo, dois deles causam mais preocupação por serem facilmente encontrados em terrenos baldios, lixões e outros.
Mas então vem a dúvida… Depois de encontrar um escorpião dentro de casa ou no quintal, é possível que tenham outros?
Provavelmente sim, mas depende…
Geralmente, se o local teve indícios de escorpião, como no caso do aparecimento de um deles, é preciso avaliar todo o perímetro e ter certeza se não há mais nenhum.
Entre as duas espécies que mais aparecem nas grandes cidades, o escorpião amarelo e o marrom, uma delas pode se proliferar de forma muito fácil e rápida.
Diferente do escorpião marrom, o amarelo não precisa de macho para procriar. Trata-se de uma espécie de escorpião fêmea que, ao encontrar um local adequado, passa a procriar sozinha, criando grandes infestações em pouquíssimo tempo.
Se o escorpião marrom já assusta porque sua picada causa uma dor enorme, o amarelo então causa pânico, pois além de procriar sozinho, também tem um veneno muito mais potente e que causa a morte.
Se você encontra um escorpião do tipo amarelo, é certeza de que existem mais no local. Já o marrom, pode ser que não, mas todo cuidado é pouco.
O que recomendamos que você faça, é entrar em contato conosco e agendar uma dedetização para como prevenção, já que a presença de escorpiões no local pode causar grandes problemas e o óbito.
Encontrou um escorpião? Fique atendo aos seguintes locais
Os escorpiões gostam de locais úmidos e escuros, então evite guardar entulhos no quintal e tome cuidados com locais como:
- Locais com materiais de construção e outros tipos de entulhos;
- Latas de lixos;
- Frestas em muros, paredes, piso e outros;
- Fornos de barro,
- Caixas de gordura, canalizações de água, caixa de esgoto e de energia;
- Assoalhos e rodapés soltos;
- Ralos de cozinha, banheiros e área de serviços;
- Batentes de porta e janela;
- Vigas e telhados, estantes, quadros, lareiras;
- No meio de roupas e sapatos;
- Pano de chão e toalhas penduradas;
- Armários sob pias ou gavetas.
É importante salientar que devemos ter muito cuidado com locais onde encontramos escorpiões, principalmente se for dentro de casa, já que eles podem vir a se esconder em locais como dentro de sapatos e no meio de roupas e toalhas penduradas.
A dedetização do local é a melhor forma de prevenir infestações, além de deixar o ambiente prevenido por no mínimo 3 meses.
Ter ações preventivas como evitar o excesso de lixo, o acúmulo de entulho, fechar e vedar as frestas nas paredes, pisos e muros, também ajudam a evitar que escorpiões infestem o local.
Esperamos que esse artigo tenha tirado as suas dúvidas e lembre-se que prevenir é melhor do que remediar. Agende uma dedetização para escorpiões conosco e fique com a consciência tranquila.