Muitas pessoas acreditam que pelo simples fato de se acabar com determinados insetos ou animais, os termos como dedetização, desratização e descupinização são a mesma coisa. Mas a realidade é que para cada tipo de situação, seja um problema com rato, cupins ou outros insetos, o serviço a ser realizado muda, alterando assim os termos a que se referem.
Você conferiu em nosso último artigo, o que é dedetização, que o termo em si está relacionado ao ato de dedetizar ou desinsetizar insetos de locais onde possam comprometer a saúde e segurança das pessoas em meios urbanos.
Mas as palavras desratização, dedetização e descupinização podem estar relacionadas? Podemos dizer que de certa forma sim, já que ambas se relacionam ao sentido de remover animais e insetos de um ambiente. Mas temos que ficar atentos pois para cada um dos serviços existem determinados produtos ou técnicas diferentes, relacionadas a determinado inseto ou animal, de forma que a ação a ser tomada seja de total controle e com melhor resultado.
Como vimos no artigo anterior, sobre dedetização, o serviços está relacionado a insetos, já que podemos chamá-lo de desinsetização e pode ser solicitado quando existe a infestação de insetos como:
- Baratas,
- Moscas,
- Mosquitos,
- Escorpiões,
- Formigas,
- Pulgas,
- Traças,
- Outros insetos.
Já o serviço de desratização está totalmente relacionado a roedores, como:
- Camundongos,
- Ratazanas
- Ratos de telhado.
Esses são os roedores mais comuns em centros urbanos e que podem ser encontrados em casas, comércios e empresas. Esses animais devem ser controlados pois ariscam a saúde de pessoas que possam estar presentes no mesmo ambiente.
Os roedores são responsáveis pela transmissão de diferentes e perigosas doenças como a leptospirose, peste bubônica, hantavirose e tifo murino.
Com produtos específicos e com a especialidade de técnicos capacitados para tal ação, o local é examinado para analise de qual especie está presente no local, como é a situação atual e como deverá ser o procedimento, dessa forma o serviço relacionado a desratização é muito diferente do que o de dedetização ou descupinização.
Já a descupinização está relacionada ação de controle de cupins, o termo significa “tratamento que é feito quando há a infestação de cupins em um ambiente”.
Assim como outras pragas urbanas, os cupins também podem ser encontrados em diferentes ambientes como residências, empresas e comércios e costumam ser diferenciados em dois tipos:
O Cupim de Madeira Seca: Conhecido por avatar móveis e estruturas com pouca umidade, construindo colônias de forma rápida em áreas isoladas.
O Cupim Subterrâneo: Facilmente encontrado em locais escuros e úmidos, constroem colônias próximo ao solo e deixam rastros por onde se movimentam, construindo túneis que deixam marcas no chão e nas paredes. Esse tipo de cupim tem um ataque mais agressivo e deve ser rapidamente controlado.
Para esse tipo de ação também são exigidos diferentes produtos para controle e também técnicos especialistas para análise de qual a melhor solução para o problemas de cupins.
Entre todos os serviços, mesmo que relacionados ou não, a exigência de uma equipe e empresa de qualidade e que promova soluções compatíveis com o meio ambiente é mais do que necessária, pois somente empresas especializadas poderão oferecer serviços profissionais com garantia de produtos e ações que não promovam riscos as pessoas nem ao meio ambiente.