Como acontece com a nossa saúde que, quando algo não está bem, o corpo envia sinais, nas infestações acontece de forma semelhante!
Uma infestação, por menor que seja, sempre dá sinais da sua existência e se você for atento a esses sinais, conseguirá tomar as ações necessárias de forma correta e a tempo de não sofrer com grandes prejuízos.
Você sabe quais são esses sinais de infestação?!
Vejamos a seguir 5 desses sinais que deixam claro que você precisa agir imediatamente.
Principais sinais de infestações de pragas urbanas
As pragas urbanas mais comuns nas grandes cidades são cupins, baratas, formigas, traças, ratos, escorpiões, aranhas, entre outros.
Os cinco sinais de que você deve ficar atento para evitar grandes prejuízos, são:
1º Presença de fezes e rastros
Pequenos excrementos de roedores ou insetos indicam a presença deles. Por exemplo:
No caso de baratas, você vai encontrar pequenos grânulos escuros semelhantes a grãos de pimenta ou café moído em armários, fendas, atrás de eletrodomésticos e locais úmidos.
O sinal de infestação será quando esses excrementos forem muitos, indicando uma colônia ativa!
No caso de ratos, você vai encontrar pequenos grãos pretos ou marrons, com cerca de 3 a 6 mm (no caso de camundongos) ou de 10 a 20 mm (para ratos maiores).
Você vai encontrar ao longo de rodapés, atrás de móveis, próximo a alimentos e lixo e os sinais de infestação serão quando encontrar fezes frescas, que são úmidas e escuras. As antigas são secas e quebradiças, e isso já é suficiente para saber que ratos estiveram no local a pouco tempo.
No caso de cupins, são pequenos grãos amarelados ou marrons, semelhantes a serragem fina, quase um pozinho.
Você vai encontrar esse pozinho próximo a móveis, batentes e rodapés de madeira. E o sinal de infestação será encontrar esses excrementos próximos a buracos na madeira que indicam uma atividade recente.
O que fazer de imediato?!
Ao encontrar fezes ou excrementos, você deve limpar a área e identificar a origem para solicitar uma desratização.
Com roedores em geral, a melhor alternativa para acabar com uma infestação sempre será a desratização, que irá levar o controle e prevenção para o local, acabando com o problema a partir de ações técnicas, produtos profissionais e estratégias de acordo com o tipo de roedor.
2º Presença de ruídos estranhos
Outro sinal de infestação de pragas urbanas são os ruídos estranhos que você pode ouvir, como sons de arranhões ou zumbidos que podem revelar, inclusive, os esconderijos desses intrusos.
Você poderá perceber esses ruídos em locais como no teto ou forro, que costumam ser sons de arranhões, batidas ou movimentos que indicam a presença de roedores ou outros tipos de pragas.
Os sons podem surgir em paredes e estruturas de madeira, como estalos ou sons de mastigação. Atrás de móveis e eletrodomésticos, como pequenos ruídos que podem ser baratas ou roedores em busca de alimentos, e nos jardins e quintais, como zumbidos e ruídos noturnos.
Os tipos de pragas que podem causar esses ruídos estranhos são: Ratos e camundongos, cupins e baratas.
O que fazer de imediato?
Se esses ruídos forem frequentes, é preciso verificar a origem do som, inspecionando buracos, frestas e selando todas as possíveis entradas.
Após selar, e se mesmo assim perceber que os sinais continuam, então é recomendado entrar em contato com uma dedetizadora de confiança para avaliar o local e tomar os cuidados necessários.
3º Cheiros fortes e incomuns
É notável quando o local passa a ter um odor diferente, principalmente quando esse cheiro é ruim, forte e incomum!
Um odor desagradável pode ser sinal de urina ou de ninhos escondidos e aí já é possível que esteja vivendo uma grande infestação de ratos, baratas, cupins e até moscas e larvas.
Vamos ver melhor que tipo de odor você encontrará para cada um deles:
- Em infestações de roedores (ratos e camundongos) é comum sentir cheiro forte de urina amoniacal e mofo, e esse cheiro é causado pelo urina acumulada, por fezes e até as carcaças em decomposição.
É possível sentir o cheiro próximo de rodapés, atrás de móveis, sótãos e despensas. - Em infestações de baratas, é mais comum sentir o cheiro de gordura rançosa ou mofo, causado pelos feromônios que atraem outras baratas e colônias.
É possível sentir o cheiro em armários, cozinhas, ralos e locais escuros. - Em infestações de cupins, o odor de madeira úmida e mofo é comum sentir por causa da decomposição da madeira infestada.
É possível sentir em paredes, móveis e rodapés de madeira. - Em infestações de moscas e larvas o odor é parecido com o de carne podre, causado pelos alimentos deteriorados ou animais mortos e é comum sentir em lixeiras, ralos e áreas com restos orgânicos.
O que fazer de imediato?
Em casos como esses, procure os focos e elimine resíduos com desinfetantes de qualidade. Aguarde um prazo de dois ou três dias e veja como está o local, se ainda existe algum cheiro forte. Aguarde por mais uma semana e caso não tenha resolução no cheiro, então faça o contato com o uma dedetizadora.
4º Danos em alimentos e móveis
Como vimos antes, cupins se alimentam de madeira, então é fácil compreender que danos em móveis por cupins, mas alguns outros insetos também causam o mesmo tipo de dano.
Você encontrará marcas de mordidas ou materiais roídos que indicam atividade de pragas como ratos e camundongos, baratas, traças de alimentos e formigas.
No caso de ratos e camundongos, o comum é encontrar embalagens mordidas, sacos rasgados, marcas de dentes e trilhas de sujeira.
Em infestações de baratas, é possível encontrar pequenos pontos escuros, que são as fezes como vimos no início do artigo, cheiro ruim e vestígios de cascas de ovos na cozinha, dentro de armários ou embaixo de eletrodomésticos.
As traças de alimentos atacam cereais, farinhas e massas, deixando teias finas e ovos, pequenos casulos ou teias nos pacotes e alimentos infestados seja dentro da própria embalagem ou em potes de armazenamento.
Já as formigas invadem potes e embalagens abertas com muita rapidez, em qualquer local da casa que estiver infestada.
O que fazer de imediato?
Armazenar os alimentos de forma correta e eliminar os itens contaminados. Uma boa limpeza em todo o perímetro também ajuda a diminuir o problema, mas nada se compara a dedetização que acabará com o problema de uma vez, alcançando todas as colônias que estiverem no local.
5º Aparições frequentes de insetos
O quinto sinal de infestação costumam estar relacionadas a ver os insetos ou roedores à luz do dia, pois isso é algo fora do comum para a maioria das pragas urbanas.
Quando vemos um rato andando pelo local durante o dia, baratas, entre outros insetos, é muito provável que tenha infestação e esta já esteja bem avançada.
O que fazer de imediato?
Se do nada, você passou a ver pragas urbanas no local de dia não precisa nem duvidar, a ação de imediato é contatar uma dedetizadora para controle profissional.
Em todas essas realidade, você conta com o nosso atendimento para avaliar e compreender a melhor alternativa para acabar com a infestação de vez e prevenir problemas futuros.