Nós sabemos o quanto uma infestação de pulgas pode ser desesperadora, só quem já passou por uma sabe o quanto o problema é grande, mesmo com insetos tão pequenininhos.
Diferente de outros insetos, a infestação de pulgas pode ser muito intensa e acontecer de forma rápida, e isso não é só impressão.
Esse tipo de infestação acontece porque existem características do ciclo de vida de uma pulga que permite essa reação rápida e intensa. Vamos entender um pouco mais sobre isso!
As pulgas possuem um ciclo de vida curto, ou seja, elas passam de ovo para a fase adulta em cerca de 12 a 14 dias em condições ideais, o que permite que a população cresça rapidamente.
Além disso, uma única fêmea pode colocar até 50 ovos por dia e até 2000 ovos durante toda a sua vida. Esses ovos são espalhados pelo ambiente, aumentando ainda mais a infestação.
Os ovos caem do hospedeiro, geralmente em ambientes domésticos são animais de estimação, como gatos e cachorros, e se acumulam em locais como carpetes, sofás, camas, fendas no chão e até no quintal, tornando o ambiente um grande reservatório para o desenvolvimento das pulgas.
Caso o ambiente não seja favorável, os ovos podem resistir inativos por meses até encontrarem condições ideais, como calor, umidade e vibração suficiente para então eclodirem. Por isso é muito comum que a infestação comece do nada e seja intensa.
Isso tudo ajuda a tornar locais que antes eram livres de infestações, em locais totalmente infestados de uma semana para a outra, principalmente se não tiver um cuidado especial através de ações preventivas, como a dedetização e com remédios próprios para animais de estimação que devem ser solicitados com médicos veterinários.
Depois de saber disso, acredito que você entende por que está passando pela infestação porque pode estar sendo uma luta vencer esse problema.
Então vamos a resposta a sua pergunta, que provavelmente já tentou de tudo e agora quer tentar a água sanitária:
A água sanitária pode acabar com as pulgas?
E a resposta é que sim, a água sanitária pode ajudar a eliminar pulgas, especialmente em locais infestados, como pisos e cantos da casa. No entanto, seu uso deve ser cuidadoso!
O que você deve ter atenção na hora de usar a água sanitária contra pulgas:
- 1º Na diluição do produto: Use uma solução diluída da água sanitária para evitar danos as superfícies e problemas de saúde para aqueles que frequentam o local, visto que o produto é forte se usado puro e pode causar dificuldade respiratória, entre outros problemas.
- 2º Como utilizar para ser eficiente: Com a diluição limpe os pisos, rodapés e outras áreas onde as pulgas possam estar, mas evite usar diretamente em tecidos ou áreas acessíveis a animais de estimação.
- 3º Cuidado com animais e crianças: Mantenha os animais e crianças afastados da área durante a aplicação e até que esteja completamente seca.
Vale ter atenção a mais um detalhe!
Apesar que ajudar no controle, a água sanitária não atinge as pulgas em todas as fases do ciclo da vida, como vimos mais acima.
Para um controle completo, que resolva verdadeiramente o problema, é recomendável combinar seu uso com outros métodos, como aspirar frequentemente e usar produtos específicos para pulgas no ambiente e nos animais. Além, é claro, da dedetização em si, que acabará com a infestação de forma ainda mais eficiente, alcançando todas as fases do ciclo de vida da pulga.