Quando falamos em desentupimento, seja de canos, pia, ralos e esgoto propriamente dito, é comum que as pessoas pensem em apenas duas alternativas: o desentupimento manual, com cabo ou ventosa, ou o desentupimento químico, com uso de produtos como a soda caustica.
Mas, existem muitos outros tipos de desentupimentos e para te ajudar a entender mais sobre isso, trouxemos abaixo os principais e quanto utilizá-los, vamos lá?
Tipos de desentupimento e quando usar cada um deles?
Separamos abaixo seis tipos de desentupimento que são comumente utilizados, mas que muitos não conhecem. Qual deles você utiliza com maior frequência?!
Desentupimento manual
O desentupimento manual é aquele onde utilizamos uma ventosa, aquele famoso desentupidor de borracha que a maioria das pessoas tem em casa e que é uma mão na roda em muitas situações; ou quando utilizamos de um cabo flexível.
Ambos são ideais para obstruções mais simples, como no caso de pias, ralos e vasos sanitários com entupimento leve causado por resíduos orgânicos ou papel, por exemplo.
Possuem como vantagem a facilidade em serem utilizados e também a rapidez com que podem desentupir nesses aspectos que citamos acima.
Desentupimento químico
O segundo tipo de desentupimento mais utilizado é o desentupimento químico que trata-se de quando a pessoa recorre a produtos químicos para desobstruir o encanamento.
Esta opção, apesar de ser tão utilizada, não é segura e nada recomendada pela maioria das empresas, visto que pode trazer muitos prejuízos não somente a pessoa que utiliza, causando problemas de saúde, mas também ao encanamento em si e ao meio ambiente.
O desentupimento químico costuma ser utilizado para desentupir tubulações com resíduos orgânicos, como gordura e cabelo, mas não é recomendado para qualquer tipo de cano, como os mais antigos ou de PVC, pois pode corroê-los.
Esse tipo de desentupimento costuma ser eficiente em obstruções leves, mas deve ser utilizado com muito cuidado.
Desentupimento mecânico
O desentupimento mecânico é aquele onde é utilizada a máquina rotativa que utiliza cabos flexíveis, geralmente realizado por desentupidoras, visto que o acesso a máquina não é comum como aos itens manuais que vimos amais acima.
É ideal para desentupir encanamentos mais profundos ou complexos por ser mais eficiente em desobstruções pesadas e de maior alcance, como em esgotos residenciais e comerciais.
Desentupimento por hidrojato (Hidrojateamento)
Já o Hidrojateamento, conhecido também por desentupimento por hidrojato através de uma máquina que aplica jatos de água em alta pressão. É utilizado para tubulações com bloqueios severos, como em esgoto e galerias, removendo sedimentos e raízes de árvores.
Esse tipo de desentupimento é altamente eficiente para a limpeza de grandes tubulações, alcançando resultados rápidos em meio a situações que não seriam de fácil acesso através de outros tipos.
Desentupimento por aspiração
Este tipo de desentupimento é utilizado principalmente para desentupir fossas sépticas, caixas de gordura e locais com grande acúmulo de resíduos.
O desentupimento por aspiração acontece através de um caminhão de sucção a vácuo que retira todo o conteúdo presente no local, como na fossa ou na caixa de gordura e armazena dentro do caminhão, onde, em um segundo momento, será levado pela desentupidora até o local correto para descarte.
É muito útil para remover grandes quantidades de resíduos sólidos e líquidos.
Desentupimento preventivo
O desentupimento preventivo, como o próprio nome já diz, é um tipo de desentupimento voltado para a prevenção de entupimentos futuros nas redes de esgoto, caixas de gordura e tubulações em geral, realizado através de uma limpeza periódica.
A realização desse tipo de desentupimento é feita através do hidrojateamento ou da manutenção manual com cabo flexível. O que vai dizer qual das formas deverá ser utilizada é o local, a demanda que exige e a avaliação do técnico que levará em conta diversos fatores.
O desentupimento preventivo é realizado para prolongar a vida útil das tubulações e evita ações de emergência.
Enfim, cada método desse de desentupimento deve ser escolhido conforme o tipo e a gravidade da obstrução, e o que vai garantir a sua eficiência e durabilidade é o entendimento técnico, ou seja, é sempre uma ótima opção, contratar uma desentupidora para avaliar o problema.