Existem diversos meio de tentar desentupir um ralo antes de chamar uma desentupidora, inclusive, aqui em nosso blog sempre compartilhamos conteúdos com dicas como essas para ajudar você que está com algum problema de entupimento e, seja por qual motivo for, não pode contratar uma desentupidora no momento.
Fazemos isso porque muitos entupimentos podem ser bem superficiais e resolvidos rapidamente com algumas das dicas que compartilhamos.
Dessa forma, ao perceber que um ralo está prestes a entupir ou que já entupiu, você pode tentar uma das opções que reunimos logo abaixo, ao longo do artigo.
Mas, como identificar que o ralo está prestes a entupir?
Existem alguns sinais que fazem com que você perceba que o ralo está prestes a entupir, por exemplo:
Você começa a sentir um cheiro ruim no local, próximo ao ralo, um cheiro de esgoto e por mais que tente, nada tira o cheiro do local.
A água demora mais para escoar, o que antes descia facilmente, agora demora minutos ou até horas. Você percebe que a água já está ali há muito tempo e desce muito devagar.
A água pode voltar pelo ralo, trazendo resíduos de dentro do cano e um cheiro desagradável.
Ao perceber esses pequenos sinais, você pode tentar uma das dicas abaixo para desentupir o cano, ou mesmo contratar uma desentupidora caso precise.
O que fazer para desentupir um ralo?
Vejamos agora o que você pode fazer para desentupir um ralo antes de chamar uma desentupidora.
Lave com água quente e detergente
Despeje uma quantidade generosa de detergente no ralo, e em seguida, adicione a água quente. Isso pode ajudar a dissolver a gordura e pequenos resíduos que podem estar causando o entupimento.
Como em muitos casos, o motivo do entupimento pode ser por gordura, a água quente junto com o detergente irá derreter essa gordura e desentupir o cano.
Use bicarbonato de sódio e vinagre
Além da receita acima, você pode adicionar também o bicarbonato de sódio e o vinagre, colocando meia xícara de bicarbonato de sódio no ralo, seguido de meia xícara de vinagre.
Tampe o ralo e deixe agir por alguns minutos, uns 15 minutos está de bom tamanho, para que a reação faça efeito e, depois, despeje água quente com o detergente, por exemplo.
Você pode repetir a receita alguns minutos depois da primeira tentativa, caso perceba que o ralo ainda não desentupiu ou que não desentupiu por completo.
Use o desentupidor manual de borracha
Posicione o desentupir sobre o ralo e faça movimentos de pressão, de vai e vem, para desalojar o resíduo que está causando o entupimento
Você pode fazer isso depois das primeiras opções que compartilhamos acima, unindo todos os esforços para resolver o problema de entupimento.
Caso prefira, pode fazer somente essa tentativa, que na maioria dos casos já resolve.
Use cabo de aço ou arame
Essa opção é recomendada, mas deve ser realizada com muito cuidado e sem pressa, pois pode causar prejuízos como perfurar o cano (dependendo da qualidade do encanamento), quebrar o cano e causar os vazamentos.
Você deverá inserir um cabo flexível ou arame no ralo para tentar retirar ou empurrar os resíduos que estão obstruindo.
Caso você tente todas essas opções e nada resolva, recomendamos que entre em contato com uma desentupidora de confiança para analisar o problema, visto que, provavelmente, o resíduo que está causando o entupimento precisará de ferramentas profissionais e conhecimento técnico para resolver.