Com a pandemia do coronavírus, muitos segmentos passaram a conhecer e utilizar a sanitização como maneira de evitar a proliferação do vírus em ambientes fechados.
A sanitização que já era amplamente utilizada em indústrias de alimentos e farmacêuticas, ficou em alta nos mais diversos segmentos que passaram a utilizá-la como um cuidado a mais contra o covid-19.
Condomínios residenciais e comerciais, comércios, restaurantes e bares, instituições de ensino, residências, clínicas e hospitais, shoppings, supermercados, empresas em geral, entre outros, notaram a eficiência da sanitização no combate ao coronavírus e buscaram mais esse modo de reforçarem os cuidados.
Hoje, dois anos depois da pandemia, resta a pergunta: A sanitização ainda é útil pós pandemia?! Trouxemos esse artigo para ajudar a sanar essa e outras dúvidas referente a sanitização que pairam sobre muitos por aí.
A sanitização é útil hoje? Depois da pandemia?
A resposta é um alto e sonoro SIM, e isso se dá por várias razões!
Se você utilizou a sanitização como meio de aumentar os esforços contra a covid 19, com certeza percebeu muitos benefícios que esse serviço traz ao local. Mas, conhecendo ou não esses benefícios, separamos abaixo alguns deles.
A sanitização na prevenção de outras doenças
A sanitização não existe somente para o combate ao coronavírus, como aconteceu durante a pandemia. Além do covid-19, a sanitização também ajuda a prevenir a propagação de diversas outras doenças infecciosas, como gripe, resfriado, gastroenterites, infecções bacterianas, entre outros.
Especialmente para locais que tem muitas pessoas, como comércios, empresas, indústrias, hospitais, a sanitização é um meio muito eficiente no combate dessas doenças, auxiliando a manter o ambiente livre, mais seguro para todos e na diminuição da propagação dessas doenças.
O que nos faz pensar sobre o próximo benefício…
A sanitização em ambientes de grande tráfego de pessoas
Locais como hospitais, escolas, restaurantes, transportes públicos, academias e outros, possuem um alto tráfego de pessoas, o que, como sabemos, aumenta o risco de disseminação de patógenos.
Se existe algo que pode ajudar a evitar essa contaminação, é sanitização que pode ser realizada em horários contrários ao do movimento, de maneira a deixar todo o local livre, seguro e com menos chances de contaminação para as pessoas que frequentam o ambiente.
Imagine, por exemplo, para empresas… Através da sanitização, é possível auxiliar a reduzir o número de incidência de colaboradores doentes por doenças virais ou bacterianas que possam ser adquiridas dentro do ambiente de trabalho.
Assim como a sanitização pode ser uma forma eficiente de trazer mais saúde para os colaboradores de uma empresa, em comércios esse cuidado pode fortalecer a confiança do consumidor, como veremos adiante.
A sanitização pode ajudar a estabelecer confiança no consumidor
Comércios em geral, restaurantes, bares, padarias, supermercados e outros, são setores que devem manter a atenção especial aos altos padrões de limpeza, e através da sanitização é possível alcançar esse padrão e, consequentemente, aumentar a confiança dos clientes e visitantes, proporcionando um ambiente muito mais seguro e confortável para todos.
A sanitização realizada dentro desses ambientes, auxilia a elevar o padrão de limpeza e higiene do local, combatendo e diminuindo o número de bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos patogênicos que podem alterar a qualidade dos produtos também.
Nesse segmento, todos saem ganhando com a sanitização como maneira de aprimorar o cuidado na higienização do local; clientes, colaboradores, todos conseguem obter grande benefício através dessa prestação de serviços, reduzindo prejuízos a saúde, aos produtos e também ao estabelecimento.
A sanitização na luta contra um problema crescente na saúde global
A cada ano, novas bactérias resistentes a antibióticos têm causado novos problemas na saúde global. A sanitização é um meio seguro de ajudar a controlar a disseminação dessas bactérias.
Com a limpeza e a desinfecção regulares, esses tipos de bactérias não encontram meio para a proliferação, não alcançam maneiras de chegar a outras pessoas e são controladas antes de causarem epidemias.
Com o uso cada vez mais amplo da sanitização, haveria bem menos contaminação através dessas bactérias e, consequentemente, mais saúde para toda a população.
Com apenas esses benefícios, já conseguimos entender o quanto a sanitização ainda é útil, mesmo em um momento pós pandemia, visto que sua utilização é uma prática importante para a saúde pública e o bem-estar de toda a sociedade.