A dedetização não é um processo fácil na maioria dos casos, é necessário entender o tamanho da infestação, o tipo de praga e avaliar de forma segura quais são os melhores meios de iniciar a dedetização.
Infestações de formigas, baratas, traças e pulgas são aquelas que as pessoas tendem a querer resolver sozinhas, mas são as mais dificultosas e sem experiência o suficiente, pode perdurar meses, além de, na maioria dos casos, a pessoa desistir de tentar, resolver viver com a praga ou, se for uma possibilidade, mudar de imóvel!
A dedetização, realizada por uma empresa séria e de confiança, faz sim o controle das pragas e permite que você viva num ambiente seguro para você e toda a sua família.
Agora, se você tem interesse em saber como é realizada uma dedetização, quais são os processos? Trouxemos abaixo um resumo que irá te ajudar a entender mais.
O passo a passo de uma dedetização
A dedetização costuma seguir uma ordem que parte desde o atendimento, passa pelo tratamento e finaliza com a pós dedetização.
Para que você possa entender melhor como funciona esse processo, que vale ressaltar não é igual em todas as dedetizadoras, trouxemos abaixo um resumo baseado, principalmente, na parte mais prática, ou seja, no tratamento. Vejamos:
Identificação dos problemas
O primeiro ponto é identificar o problema em si, qual o tipo de praga que está presente no imóvel, se é só uma ou mais de uma, pois muitas vezes uma praga atrai outra espécie. É muito comum encontrar imóveis com mais de um tipo de praga, como formigas e baratas, traças e pulgas… E por aí vai!
Por isso essa avaliação é tão importante, pois é a partir dela que realmente será possível identificar que tipo de dedetização, produtos e técnicas serão utilizadas. É aqui que a maioria erra, pois muitos apenas procuram produtos para dedetização sem se atentar ao tipo de praga e os seus hábitos.
Preparação do ambiente
Antes da dedetização, é necessário preparar a casa para que os resultados sejam satisfatórios.
Essa preparação vai desde os cuidados com os locais que receberão os produtos, até uma reparação de locais que podem estar se tornando pontos de acesso para as pragas ou abrigo.
Deve-se cobrir os alimentos, remover os animais de estimação do local, tapar buracos que possam ser acesso ou abrigo para as pragas urbanas, frestas nas paredes, rodapés, janelas, portas, muros, entre outros.
Se você não se atenta a esses cuidados, as pragas podem acabar não sendo atingidas como deveriam, o que faz com que a dedetização não seja 100% como deveria.
Existem outros cuidados que variam de dedetizadora para dedetizadora, por isso, fique atento ao que a empresa que você contratou indica!
Utilização de produtos adequados
Esse é outro ponto que muitos deixam passar despercebido, quanto mais um produto for voltado para determinado tipo de praga, melhor.
Utilizar algo geral, para todo tipo de praga, nem sempre surge o efeito desejado, o que faz com que a pessoa que está tentando, desista antes de ter resultados reais.
Os produtos utilizados na dedetização devem ser seguros e eficazes para o controle de pragas específicas presentes na sua casa. Certifique-se de que são produtos aprovados pelos órgãos reguladores, mesmo que você contrate alguma dedetizadora.
Tempo de afastamento do imóvel
O produto precisará agir, e dependendo dos produtos que forem utilizados, pode ser necessário deixar a casa fechada por um tempo determinado.
Esse tempo é passado pela empresa dedetizadora que for contratada ou mesmo pelo fabricante do produto que você estiver utilizando, fique atento ao rótulo!
Esse tempo de afastamento é necessário não somente para o agir do produto, mas também para a segurança dos moradores e dos animais de estimação.
Medidas de precaução pós dedetização
Após seguir todos os processos, mesmo contratando uma dedetizadora, é importante seguir as orientações do produto ou da empresa para evitar a reinfestação e garantir a eficácia do tratamento.
O cuidado deve ser algo constante, pois a infestação sempre pode acorrer novamente, mas quando uma dedetizadora de confiança é contratada, além do trabalho e eficiência nos resultados, a empresa costuma oferecer garantia sobre o serviço, o que te dá um seguro de não ter ocorrido de fato uma dedetização completa.
Por isso, sempre busque dedetizadoras de confiança, que garantam resultados satisfatórios e que ajudem, de fato, a resolver o problema com as pragas urbanas.