Apesar de o mosquito da Dengue ser amplamente divulgado, principalmente nesse período do ano, onde as infestações são maiores e o risco de contrair as doenças transmitidas por ele aumentam, muitas pessoas ainda não sabem identificar quais são as suas diferenças em relação aos outros mosquitos/pernilongos.
Caracteristicas específicas do mosquito da dengue
Dessa forma, para ajudar a compreender essas diferenças e facilitar na identificação, o que também é importante para o combate, trouxemos abaixo algumas características do Aedes Aegypti, o mosquito da dengue.
Listras e tamanho diferenciados do mosquito da dengue
O mosquito da dengue possui o corpo menor do que muitas outras espécies de mosquitos, medindo cerca de 0,5 a 1 cm de comprimento, além de possuir as famosas listras pretas e brancas por toda a extensão do corpo e patas.
As listras são uma característica distintiva do Aedes Aegypti, não há nenhum outro mosquito com essas mesmas listras.
Hábitos diurnos e de reprodução do mosquito da dengue
Diferente de outros mosquitos, o mosquito da Dengue é ativo durante o dia, principalmente nas primeiras horas da manhã, entre 5 e 7 da manhã, e no final da tarde, entre as 17 e 19 horas.
Um meio de tentar evitar o acesso do mosquito da dengue dentro dos ambientes é fechar as janelas e portas da casa entre esses horários, impedindo que o Aedes Aegypti chegue até você.
Já em relação a sua reprodução, também possui algumas particularidades que o diferem dos demais mosquitos. O mosquito da dengue gosta de depositar os seus ovos em recipientes com água limpa e parada, como vasos de planta, pneus velhos, recipientes descartados, calhas entupidas e outros locais onde a água pode se acumular.
Com o tempo, o mosquito da dengue está aprendendo a aproveitar também dos locais com água parada e suja, mas a preferência sempre será a água limpa.
A fêmea, que é quem pica o ser humano em busca de sangue para a produção de seus ovos, deposita os ovos nos recipientes de maneira que eles fiquem bem próximos da água, que é extremamente necessária para que os ovos eclodam e as larvas consigam sobreviver.
O mosquito da dengue possui um voo característico
Diferente dos outros mosquitos, o mosquito da dengue tem um voo mais silencioso, e a sua picada é indolor. Isso tudo dificulta percebermos a sua presença para evitá-lo.
Enquanto outros mosquitos fazem um barulho irritante, tornando-os perceptíveis de longe, o som emitido pelo mosquito da dengue é inaudível para o ser humano.
Sabendo dessas características, você poderá identificar da melhor forma possível a presença ou infestação do mosquito da dengue, por isso fique atento para evitar as picadas desse mosquito e aos sintomas da dengue.
Maneiras de evitar as picadas do mosquito da dengue
Geralmente o mosquito da dengue pica as áreas expostas do corpo, como os braços, pernas e rosto.
Usar repelentes, roupas que cubram a maior parte do corpo, sapatos fechados e instalar telas em janelas e portas são medidas extremamente úteis para evitar as picas do aedes aegypti.
Por que os casos de Dengue estão aumentando no Brasil?
Aproveitamos para criar um vídeo falando mais sobre a epidemia de Dengue que está prevista para o Brasil neste ano de 2024, e convidamos você a clicar no vídeo abaixo e assistir.
Vale lembrar que a prevenção é a melhor abordagem no combate à dengue. Eliminar criadouros potenciais e adotar medidas para evitar as picadas e manter a dedetização em dia são passos cruciais para proteger a si mesmo, a sua família e a sociedade.