Se você tem visitado nosso blog e redes sociais com certeza percebeu nossos conteúdos recentes sobre o Manejo Integrado de Pragas Urbanas, conhecido também como MIP.
Esse novo serviço traz grandes diferenciais e benefícios para a maioria dos segmentos que precisam de um cuidado contínuo em relação ao controle de pragas em seus estabelecimentos e no artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre ele.
O que é o manejo integrado de pragas?
O Manejo integrado de Pragas é um serviço cuja abordagem é mais sustentável, estratégica e econômica para os nossos clientes que possuem necessidade de prevenção e controle contínuo, como o caso de empresas, condomínios residenciais e comerciais, comércios, bares e restaurantes, clínicas e hospitais, escolas e demais instituições de ensino, indústrias e outros.
O principal objetivo é minimizar os danos causado pelas pragas urbanas como ratos, baratas, formigas, mosquitos e moscas, traças, escorpiões, aranhas e outros tipos, ao mesmo tempo que busca reduzir o uso indiscriminado de pesticidas e seus impactos negativos no meio ambiente, na saúde humana e na biodiversidade.
Em um artigo mais recente, compartilhamos os principais benefícios do MIP para esses e demais segmentos, clique aqui e confira.
Mas como é realizado o Manejo Integrado de Pragas – MIP?
A partir da expertise de toda uma equipe de profissionais, é realizado um estudo da necessidade e realidade de cada cliente, buscando conhecer os tipos de pragas urbanas presentes no local, quais tipos de produtos e estratégias para a prevenção e controle, qual o ambiente e diversos outros fatores necessários para criar uma abordagem exclusiva.
Com essas análises em mãos, é possível traçar qual o melhor caminho para cuidar, prevenir e tratar o ambiente contra as pragas sem o abuso de produtos, de maneira mais eficiente e econômica para todos.
A abordagem leva em conta diversos fatores, como:
- Monitoramento contínuo: Acompanhamento constante das populações de pragas e dos níveis de danos causados, permitindo uma resposta rápida caso se atinja o limite de ação.
- Identificação: Reconhecimento preciso da s espécies de pragas e seus ciclos de vida, ajudando a determinar os momentos mais adequados para intervenções.
- Tomada de decisão: Com base nos dados de monitoramento e na análise do sistema, são escolhidas as melhores estratégias de manejo.
- Ações preventivas: Foco na prevenção de surtos de pragas através de boas práticas, uso de variedades resistentes e adoção de barreiras físicas, entre outras medidas que forem necessárias de acordo com cada situação.
- Controle biológico: Estímulo à presença e atividade de inimigos naturais das pragas, como predadores e parasitoides, para equilibrar as populações.
- Controle cultural: Modificação do ambiente para torná-lo menos favorável às pragas.
- Controle químico seletivo: Uso criterioso de pesticidas, preferencialmente com baixa toxicidade para organismos não-alvo.
- Uso de tecnologias modernas: Adoção de técnicas como armadilhas inteligentes, sistemas de alerta, e outras soluções inovadoras de acordo com a necessidade de cada cliente.
O Manejo Integrado de Pragas é a solução mais completa para o Controle de Pragas nos mais diversos segmentos ao ponto que leva equilíbrio, economia e sustentabilidade para todos.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar na prevenção e controle de pragas.