Problemas com encanamento nem sempre são fáceis de resolver e para saber só a partir da tentativa.
Na maioria dos casos, em um primeiro momento, as pessoas tentam por si mesmas, através de produtos químicos (que em alguns casos não são recomendados – por isso é preciso cautela) ou através de ferramentas como desentupidor convencional, aquele de borracha ou feito com garrafa pet.
Mas, e se a dúvida é exatamente como usar o desentupidor da maneira correta para obter melhores resultados?!
O que acontece é que, em casos específicos e superficiais, o desentupidor convencional pode ajudar, e muito, a resolver o problema de maneira eficiente e rápida. Mas para saber é preciso tentar. Caso dê certo, ótimo, caso contrário é melhor contratar uma desentupidora para que possuam utilizar de outras estratégias, pois provavelmente o problema não é tão superficial quanto parece.
Como utilizar o desentupidor de vaso sanitário convencional?
Separamos abaixo, um passo a passo simples de como utilizar um desentupidor de vaso sanitário. Confira:
1º Qual é a quantidade de água dentro do vaso sanitário?
Para utilizar o desentupir é preciso que tenha água suficiente para cobrir a ventosa, caso contrário, não haverá pressão suficiente para desentupir.
Verifique a quantidade de água dentro do vaso antes de colocar o desentupidor e se for preciso, adicione água.
2º Encaixe o desentupidor no local correto
Introduza o desentupidor dentro do vaso sanitário e coloque-o sobre o buraco de drenagem do vaso, de forma que a ventosa cubra completamente o buraco.
Se o desentupidor for muito pequeno, provavelmente não fará pressão suficiente, e nesse caso recomendamos que compre um do tamanho correto.
3º Faça pressão e movimentos de bombeamento
Após vedar o buraco de drenagem do vaso, faça pressão para baixo com movimentos de bombeamento e rítmicos, para cima e para baixo.
Será através desse movimento que o desentupidor fará com o que a água empurre o objeto que estiver entupindo o vaso.
É muito importante fazer esse movimento por alguns minutos, até que a água desça mostrando que o vaso sanitário desentupiu.
Se perceber que a água desceu lentamente e que ainda está entupido, adicione mais água e continue o movimento.
4º Aperte a descarga para confirmar o desentupimento
Após a tentativa, aperte a descarga para confirmar o desentupimento, mesmo que pareça que o vaso desentupiu porque a água desceu, é importante dar a descarga para confirmar.
Caso a água continue descendo lentamente é sinal de que o vaso continua entupido. Nesse caso, você pode continuar tentando através do desentupidor convencional ou buscar outros meios.
Mas, como sempre lembramos, é sempre bom buscar a ajuda profissional de uma desentupidora de confiança para realizar uma avaliação, principalmente se as tentativas não derem resultados.