Em regiões onde o sistema de tratamento de esgoto é precário, as fossas sépticas são opções viáveis para atender as demandas residenciais e comerciais, evitando maiores prejuízos ao meio ambiente.
Por isso é muito comum encontrar imóveis com o funcionamento de fossas sépticas e a necessidade de manutenção e limpeza periódicas para evitar problemas de esgoto ou mesmo a infestação de pragas que são atraídas pelo conteúdo das fossas.
Mas, o que é uma fossa séptica e para o que ela serve exatamente?!
Aqui em nosso blog nós já trouxemos muitos artigos sobre fossas sépticas e a necessidade de manutenção e limpeza no mínimo anual.
Se você deseja saber melhor sobre as fossas, convidamos você a conferir os artigos abaixo:
- O que é uma fossa séptica e porque manter a manutenção e limpeza?
- Como é realizada a limpeza de uma fossa séptica?
- A importância da limpeza de fossa de esgoto.
Esses são três conteúdos que irão auxiliar você a entender melhor o funcionamento de uma fossa séptica, como deve ser a manutenção e por que deve ser feita de forma regular ao mínimo uma vez por ano.
Mas, basicamente, uma fossa séptica é um tipo de poço construído de cimento ou alvenaria, que servirá para captar todo o conteúdo despejado pelas tubulações de esgoto dos imóveis que as utilizam.
Elas ficam no mesmo terreno do imóvel, mas geralmente o mais afastadas possível da casa, para evitar problemas e contaminações. Além disso, existem três modelos diferentes que você pode conferir com maiores detalhes nos links compartilhados acima.
Como meio de evitar a contaminação do solo e diminuir os riscos de saúde aos moradores, essas câmaras são construídas para receber os conteúdos e separá-los, armazenando os materiais mais sólidos que devem ser retirados depois de algum tempo, quando a fossa estiver ficando cheia.
Sem elas, esse material seria dispensado diretamente no solo, como ocorreu por muitos anos, nas civilizações mais antigas.
Seu uso é imprescindível quando o local não conta com acessos mais modernos de tratamento de esgoto, já que evita muitos problemas de saúde pública, como contaminação do solo e disseminação de doenças.
Sua limpeza também é importante para evitar vazamentos, que podem acontecer com o tempo e acúmulo dos resíduos, ou o mal funcionamento, levando o esgoto de volta para dentro dos imóveis, causando mal cheiro e entupimentos.
Outro grande problema que ocorre com a falta de manutenção, é a infestação de pragas urbanas que são atraídas até o local por conta dos resíduos que podem começar a vazar.
Em caso de problemas com entupimento de esgoto frequente, vazamentos de fossas sépticas ou limpeza periódica, entre em contato conosco e saiba mais.