Uma das formas de entender porque existe tanta dificuldade na hora de acabar com uma infestação, é começar entendendo como funciona o ciclo de vida dos insetos.
Para muitos, o problema só começa quando os insetos começam a aparecer, aos montes, dentro de casa e não se sabe como resolver. Mas, a questão começa muito antes, durante a postura dos ovos.
Quando focamos a dedetização ou tentativa de alguma receita da internet no trato dos insetos já adultos, acabamos deixando de lado a parte que está escondida e é a que mantem a infestação a grande vapor, ou seja, cada vez maior e sem explicação da onde vem tanto inseto.
Por isso, tentaremos explicar um pouco mais sobre o ciclo de vida dos insetos para que você entenda o por quê de uma dedetização de qualidade, com bons profissionais e bem feita dará o resultado que você não alcança com outros meios.
O ciclo de vida dos insetos
Antes de mais nada, precisamos entender que os insetos são animais pertencentes a classe Insecta e Filo Arthropoda, que apresentam três pares de penas, dois pares de asas (onde alguns apresentam apenas um par e outros não apresentam asas), um par de antenas, exoesqueleto quitinoso e corpo, este dividido em cabeça, tórax e abdômen.
Após a copula, a fêmea deposita seus ovos em diferentes tipos de ambientes, o que vai depender do tipo de espécie.
Então, quando ocorre à eclosão das larvas ou ninfas (com exceção dos insetos vivíparos e ovovivíparos em que o desenvolvimento larval ocorre dentro do ovo), a etapa seguinte é o processo de metamorfose onde formas jovens irão se transformar em adultos.
As etapas dependem do tipo de desenvolvimento que a espécie de inseto apresenta. Vejamos abaixo alguns exemplos:
Insetos como a borboleta, possuem a reprodução holometábola e tem a sua metamorfose completa. Do ovo, eclode uma larva que passa para outro estágio denominado pupa, onde ocorre a metamorfose e ela se transforma em adulto, ou seja na borboleta.
Insetos como a traça de livros, são insetos ametabolia e não apresentam mudanças fisiológicas durante toda a vida. Os jovens que eclodem dos ovos possuem a forma semelhante a que os adultos terão.
Já os insetos como a barata, possuem a reprodução hemimetábolos, ou seja, são insetos com desenvolvimento gradativo, passando por etapas de crescimento. Após a eclosão do ovo, surge uma ninfa que passa por diversas mudas (trocas de exoesqueleto) até atingir o tamanho adulto, onde aparecem as asas.
Entender todo esse ciclo, de cada uma das espécies de insetos consideradas pragas urbanas é importantíssimo para entender qual estratégia de dedetização ou controle deverá ser utilizada para resolver o problema da infestação.
Focar no inseto adulto e se esquecer dos ovos, larvas ou ninfas, não ajuda em nada, ao contrário, só faz piorar a situação, visto que a infestação continuará a crescer sem o devido controle.
Por que contratar uma dedetizadora?
Um dedetizadora séria conta com uma equipe preparada para resolver o problema, com profissionais voltados para cada etapa da dedetização, desde o profissional que fará a aplicação dos produtos até o biólogo que traz o conhecimento necessário sobre cada espécie, seus ciclos de vida, comportamento, habitat e demais informações importantes para o controle.
Contar com esse conhecimento, com produtos de qualidade e que realmente façam a diferença e atinjam todo o ciclo, desde os adultos até os ovos, não é realizado de qualquer forma.
Por isso, a contratação de uma dedetizadora de confiança faz toda a diferença na hora de acabar com uma infestação.
Fontes