Existem mais de 800 mil espécies de insetos no mundo todo, descobertas até o momento, e entre tantas é comum encontrar os tipos mais diferentes e até estranhos.
Baratas, formigas, traças, cupins, moscas, mosquitos, pernilongos, borboletas, besouros, mariposas, entre tantos outros que podem ser encontrados na natureza e que se diferem de acordo com o país.
Diante de tantos insetos, é possível encontrar ou até mesmo categorizar um que seja o maior do mundo?! A resposta é sim e ele foi encontrado há seis anos.
O maior inseto do mundo é um bicho-pau
Em 2016, foi encontrado na China um dos insetos que viria receber o título de maior inseto do mundo, um bicho-pau com 62,4 cm.
O inseto foi encontrado no Sul da China, em Chengdu, pelo pesquisador Zhao Li do Museu do Inseto do Oeste, durante uma pesquisa de campo na região de Guangxi Zhuang.
O pesquisador já estava à procura do inseto desde 1998, quando ouviu dos moradores locais que haviam visto um inseto de meio metro, tão grosso quanto o dedo indicador de um homem.
Desde então Zhao Li começou uma expedição para encontrá-lo que o levou até uma montanha a 1200 metros de altitude nos arredores da cidade de Liuzhou.
“Eu estava coletando insetos quando uma sombra escura apareceu a uma certa distância, parecia o galho de uma árvore. Quando me aproximei, fiquei chocado ao perceber que as patas eram tão longas quanto o meu corpo”, lembra Zhao Li.
O inseto gigante recebeu o nome científico de Phryganistria Chinensis Zhao e já está servindo de base para uma tese cientifica.
O recorde anterior era de outro bicho-pau que media 56,7cm e havia sido encontrado na Malásia em 2008.
Fonte: O Globo