Ratos são animais que possuem o hábito noturno, ou seja, eles passam o dia dentro de suas tocas, juntos da sua ninhada e saem somente durante a noite.
Talvez você esteja se perguntando se ao saber se um rato gosta ou não da luz acessa ou apagada, ajudaria a evitar que ele entre em sua casa e comece uma infestação, mas a verdade é que isso não faz uma grande diferença, principalmente se outros aspectos atrativos estiverem presentes.
É claro que eles, sendo animais inteligentes, preferem ambientes escuros para se locomoverem sem serem vistos. Mas, se houver alimento e água com fácil acesso ou mesmo ambientes que possam se tornar abrigo, os ratos não pouparam esforços em ir até o local.
Por isso, conhecer um pouco sobre o comportamento de um rato ajuda a evitar infestações, pois mantendo o ambiente sem esses atrativos, você acaba mantendo os ratos longe.
Quais são os atrativos que mais chamam a atenção de ratos?
Basicamente são acesso, alimentos, água e abrigo, pois é tudo o que a maioria das pragas precisam para querer se manter naquele ambiente.
Ambientes sujos, com descarte incorreto de lixo, por exemplo, se tornam atrativos para eles. E por isso é tão importante cuidar do descarte do lixo de maneira consciente, evitando que ele fique parado por muito tempo no local.
Em outro artigo nós falamos mais sobre cada um desses atrativos que podem transformar a sua casa, empresa ou comércio num verdadeiro “lar” não somente para ratos, como também para diversos outros tipos de pragas urbanas, como baratas, escorpiões, formigas, mosquitos e outros. Clique aqui e confira!
E quanto a luz? Manter apagada ou acessa faz alguma diferença?
Quando falamos do aspecto de proteção, para impedir roedores, a resposta é não. Pode fazer uma pequena diferença, mas se o que estiver a disposição deles for mais atrativo, não ajudará muito, ao contrário, manter a luz acessa pode atrair outros tipos de pragas, como mosquitos, traças, aranhas, entre outros.
A melhor forma de manter o local protegido e livre de ratos e outras pragas é através de práticas como:
- Manter o ambiente sempre limpo;
- Fazer o descarte correto do lixo, evitando acúmulo e sempre com a lata de lixo bem fechada;
- Fechar possíveis acessos, como frestas ou buracos em muros, paredes e janelas;
- Evitar comer em locais da casa que não seja a cozinha, para evitar resíduos de comida espalhados em sofá ou camas, por exemplo;
- Manter a limpeza dos quintais e evitar acúmulo de materiais de obras ou outros tipos de entulhos;
- Manter condimentos e alimentos sempre muito bem fechados;
- Manter o cuidado com jardins, caixa d’água e caixas de gordura;
- Manter o Controle de pragas e a Desratização sempre em dia, principalmente como maneira de prevenção a infestações.
Esses cuidados irão ajudar a evitar roedores no local, visto que tornamos o ambiente pouco atrativo para eles.
Outra forma, além das que citamos acima, é espalhar pelo ambiente plantas que possuem um perfume que os ratos não gostam, como você pode conferir nesse artigo aqui.