Baratas são, entre as pragas urbanas, as que mais causam repulsa nas pessoas e são consideradas asquerosas por grande parte da população.
Existem muitos motivos para isso, entre eles a possibilidade de transmissão de doenças, que podemos considerar o mais importante.
Por viverem no esgoto, elas se tornam insetos nojentos, e seus corpos são vetores para diversos tipos de bactérias e micro-organismos patológicos.
E mesmo sendo um inseto tão asqueroso, existem grandes curiosidades a seu respeito, o que faz com que as pessoas pesquisem diversos temas relacionados as baratas.
Baratas pelo mundo
Em todo mundo existem cerca de quatro mil espécies de baratas e a sua possibilidade de sobrevivência em locais dos mais variados aspectos, faz com que elas sejam consideradas um dos insetos mais antigos do mundo.
Por despertar sentimentos tão ruins nas pessoas, diversas culturas relacionam significados as baratas, relacionando a aparição delas ou até mesmo um sonho com elas a presságios negativos e más vibrações.
Tipos de baratas mais comuns no Brasil
Entre os tipos de baratas presentes aqui no Brasil, duas espécies se destacam por serem encontradas com facilidade não só nas zonas rurais como nas grandes cidades, tornando-se grandes pragas urbanas.
São elas:
Barata Americana ou Barata Voadora
Entre os dois tipos de baratas comuns aqui no Brasil, a barata americana é a que mais causa repulso nas pessoas.
Podemos considerá-la como a mais temida, principalmente por conta do seu tamanho e por ser capaz de planar, o que faz com que as pessoas acreditem que ela voa e por si só, isso já a torna uma grande ameaça para aqueles que tem medo do inseto.
Ela possui certa de 2,5 centímetros, possui uma coloração marrom avermelhada e uma faixa amarela que atravessa a parte traseira da sua cabeça.
É capaz de depositar entre 6 e 14 ootecas durante a vida e cada uma dessas pode conter até 16 ovos.
Na hora de se alimentar, a barata americana prefere alimentos ricos em carboidratos e gorduras, mas pode se alimentar de qualquer coisa.
Barata germânica ou barata francesinha
Em questões de infestação, a barata francesinha é a que mais causa trabalho, visto que tem maior facilidade de reprodução.
Uma fêmea pode colocar até 7 ootecas durante a vida, mas diferente da barata americana, cada uma das ootecas de baratas germânicas pode conter até 48 ovos. Uma grande diferença!
Muito menor que a barata americana, a barata germânica possui apenas 1,2 centímetros e mesmo possuindo asas, ela não voa (para a alegria de todos!).
Seu corpo possui uma coloração mais amarelada, o que a faz ser conhecida também como barata alemã, e a sua cabeça possui duas linhas escuras.
Ela é comumente encontrada em cozinhas domésticas e industriais, restaurantes e comércios alimentícios, além de transportes públicos. Gostam de se abrigar em locais quentes e com umidade.
Quando o assunto é alimentação, as baratas germânicas possuem uma preferência semelhante à da barata americana, consumindo carboidratos e gorduras, mas podendo comer qualquer coisa caso tenham dificuldade de encontrar alimento.
Ambas as espécies são grandes causadoras de infestações nas grandes cidades como São Paulo e por isso, sinais de infestações devem ser sempre avaliados e suas infestações controladas.