Como dissemos nos outros artigos, as pragas urbanas são categorizadas dessa forma pois trazem prejuízos a sociedade como um todo e riscos à saúde da população.
São categorizadas como pragas urbanas alguns tipos de animais pequenos e insetos que convivem com o homem nas grandes cidades, como por exemplo: baratas, formigas, ratos, escorpiões, aranhas, pulgas, carrapatos, cupins, moscas, mosquitos e outros.
Sabendo disso, é fácil compreender que esses animais e insetos convivem conosco pela facilidade em encontrar abrigo, alimento e água.
Então o que fazer para evitar pragas urbanas?
O melhor caminho é evitar proporcionar a esses animais e insetos, o que é preciso para que eles convivam nas grandes cidades.
O problema é que, como vivemos de uma forma desorganizada, onde muitos locais não contam com a infraestrutura que necessitam e nossos costumes geram um certo descontrole na produção de lixo, fica quase que impossível acabar com essas pragas.
Seria necessário fazer mudanças significativas nas grandes cidades, nos hábitos das pessoas e então, provavelmente, teríamos uma diminuição no número de pragas urbanas.
Mas, ainda assim, é possível evitá-las, controlá-las e ter cuidados especiais para que o número desses animais e insetos não cresça desordenadamente.
Cuidados que você pode tomar para evitar as pragas urbanas
Um dos principais cuidados que podemos tomar em relação as pragas mais comuns, como ratos, baratas, formigas e moscas, é com a higiene do local. Evitar acúmulo e armazenamento incorreto de lixo e entulhos já ajuda muito.
Manter o ambiente limpo, consertar locais com umidade, e até mesmo utilizar das dezenas de receitas que compartilhamos aqui no nosso blog, já é um caminho que nos ajuda a evitar a infestação da maioria desses insetos.
Cuidar dos jardins, áreas verdes, manter caixas d’água bem fechadas e evitar água parada, também ajuda na diminuição de infestações dos insetos voadores, como moscas e mosquitos, em especial do Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Febre Amarela e outras doenças.
Dedetização como ação de prevenção e controle
A Dedetização ou Controle de Pragas é uma opção que ajuda no controle das infestações de insetos e animais considerados como pragas urbanas.
Através do uso de inseticida, armadilhas e produtos específicos autorizados pela Anvisa, nós podemos ajudar na prevenção; antes que ocorra as infestações, e no controle, quando a infestação já está instalada.
Além de eficaz, a dedetização ajuda o nosso meio ambiente, proporcionando o controle que a infraestrutura das grandes cidades não possui.