Como todo o cuidado e atenção direcionado ao combate ao Coronavírus, outros pontos importantes em relação a saúde pública acabam sendo esquecidos pela maioria da população. É o que vem acontecendo com o número crescente de escorpiões na capital de São Paulo.
O escorpião, principalmente o conhecido como escorpião amarelo, mais comum nos grandes centros, não precisa do macho para reproduzir, o que faz com que a sua infestação aconteça com maior facilidade e de forma muito mais rápida.
A fêmea, assim que encontra um local propício que, se engana quem pensa que é só no esgoto, contenha lixo, entulhos e outras facilidades para encontrar presas como baratas, começa a se reproduzir e geralmente são no mínimo 20 filhotes, o que em um ano pode chegar até 50 para um único escorpião e deixar o local infestado.
O escorpião gosta de locais quentes e úmidos, se houver outras infestações, como a de baratas e outros insetos, o local então fica perfeito para que os escorpiões comecem a se reproduzir.
Os crescentes casos de escorpião em São Paulo
Em 2019, foram 17 mil casos e 9 óbitos por picadas de escorpião, a maior parte do grupo de risco se encontra bebês, crianças e idosos, que mais sofrem com o ferimento e correm risco de morte.
Além do perigo em relação a morte de pessoas do grupo de risco, uma picada de escorpião tende a ser muito dolorosa, causar inflamações, inchaços e febre, entre outros sintomas.
Nos primeiros meses de 2020 já foram registrados 3.500 casos de acidentes com escorpiões e a principal preocupação da população é não conseguir atendimento devido aos principais hospitais estarem superlotados por conta da Covid-19.
Dessa forma é muito importante tomar o máximo de cuidado possível e evitar o contato com o escorpião ao encontrar um, não tentar pegá-lo e chamar uma controladora de pragas para fazer a dedetização do ambiente é o mais recomendado.
Pontos importantes sobre escorpiões:
- Adoram locais quentes e úmidos;
- Fazem ninhos em locais com entulhos e lixo;
- Sua presa preferida é a barata, ou seja, um local cheio de baratas só atrai mais e mais escorpiões;
- Fêmeas podem se reproduzir sozinhas e uma única fêmea pode colocar até 20 filhotes;
- Escorpiões são venenosos e a sua picada pode causar a morte de crianças, bebês e idosos;
- Ao ser picado por um escorpião a pessoa deve ser encaminhada o mais rápido possível ao pronto socorro.
Em outros artigos referentes a escorpião, compartilhamos dicas de como evitar a infestação de escorpiões e os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde, confira através dos links abaixo, provavelmente irão te ajudar:
- Como acabar com escorpião?
- 6 dúvidas mais frequentes sobre escorpiões
- Quais são os tipos de escorpiões mais encontrados em São Paulo?
- Achei um escorpião na minha casa, pode ter mais?
Vale lembrar que em casos de infestação, nosso atendimento é realizado todos os dias da semana, disponibilizamos o atendimento via Whatsapp e nossa equipe, além de conhecimento especializado na dedetização de escorpiões, também está seguindo à risca todas as recomendações de atendimento contra o Coronavírus.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito.