Boa parte das perguntas que recebemos quanto a possíveis infestações e problemas com pragas, são relacionadas a questão de ouvir barulhos no forro e no telhado das casas, principalmente durante a noite.
Na maioria das vezes, depois que todos os residentes vão dormir, com a casa toda apagada e silenciosa, é possível ouvir barulhos, muitas vezes bem baixinho o que faz com que os moradores se questionem sobre o que pode ser.
Para ajudar, trouxemos abaixo as possíveis causas de barulho no telhado e forro durante a noite. Vejamos quais são:
Infestação de ratos
Entre as causas mais prováveis está a infestação de ratos, principalmente pelos ratos de telhado ou rato preto como são conhecidos em algumas regiões.
Os ratos de telhado já recebem esse nome justamente porque são os maiores causadores de problemas para os proprietários de imóveis, tanto nas grandes cidades como no interior.
Nas grandes cidades eles encontram nos telhados a melhor opção para fazerem seus ninhos e terem fácil acesso a comida, por isso estão no topo da nossa lista.
Mesmo quando há poucos ratos, o barulho que ele faz durante a noite ao se deslocar para fora do ninho feito no telhado, em busca de alimentos, é grande e facilmente de ser ouvido.
Quando o barulho é muito alto e possível de ouvir também durante o dia, é um sinal de que a infestação pode estar grande e causar maiores prejuízos caso os moradores não procurem pela solução.
Os ratos são causadores de grandes prejuízos, pois além de infestarem os locais de forma muita rápida, eles estragam o ambiente, roem madeiras e outros materiais que podem causar danos a estrutura do imóvel, além de disseminarem diversas doenças.
Clique aqui e conheça as doenças transmitidas por ratos.
Infestações de insetos
Entre a grande maioria dos casos está a infestação de insetos, onde as baratas são praticamente 80% dos casos.
O barulho é geralmente baixo e dificilmente notável, mas quando existem infestações no ambiente, quando o telhado está infestado de baratas, o movimento delas durante a noite resulta em um barulho que pode até mesmo incomodar durante o sono.
As baratas possuem hábitos noturnos, então é durante a noite que costumam sair de seus esconderijos a procura de comida, isso faz com que elas se movimentem e, dependendo da quantidade de baratas no local, o barulho pode ser alto o suficiente para que as pessoas dentro da casa ouçam.
Dependendo da infestação, é possível, inclusive, ouvir o barulho durante o dia e em casos como esses a infestação pode estar num nível gigantesco, sendo necessária a dedetização o mais rápido possível.
As baratas são transmissoras de diversas doenças e ter um ambiente infestado delas, pode trazer problemas de saúde para os moradores, principalmente para crianças e bebês que podem ser afetados por bactérias e outros micro-organismos presentes nesses insetos.
Clique aqui e conheça as doenças transmitidas por baratas.
Pássaros ou morcegos
Outros casos comuns estão relacionados a pássaros ou morcegos que acabam utilizando o telhado ou o forro como ninho.
Entre ambas as possibilidades, o desgaste é menor, mas em todo caso é preciso ficar atento a possibilidade de transmissão de doenças, como nos casos das pulgas e carrapatos presentes nas pombas e nos pássaros em geral, que podem acabar infestando o local.
Em relação ao morcego, na maior parte dos casos, os morcegos presentes nas grandes cidades se alimentam principalmente de frutas, mas o risco pode pulgas e carrapatos também é alto.
Em todo caso, para pássaros e morcegos também é necessário ter atenção e se houverem muitos e o incomodo for alto e frequente, pode ser interessante procurar por alternativas para evita-los, como tapar todos os buracos que possam dar acesso, consertar telhas quebradas e fazer inspeções e limpezas frequentes.
O que fazer para evitar que aconteça?
Como dissemos acima em relação aos cuidados para evitar pássaros e morcegos, o mesmo se aplica aos casos de infestações de roedores e insetos.
Após dedetizar ou desratizar o ambiente, para evitar novos problemas o proprietário deve:
- Fechar todas as frestas ou possíveis entradas do telhado e forro;
- Trocar telhas quebradas e arrumar aquelas que estiverem soltas;
- Manter o forro limpo e dedetizado, pois quanto o ambiente é dedetizado impede que insetos e outras pragas se aproximem durante o período de garantia;
- Evitar acúmulo de caixas, papelão, materiais de construção e outros dentro do forro;
- Manter a manutenção do telhado e das telhas;
- Tratar ambientes úmidos para evitar infestações de pragas. Baratas e até escorpiões amam locais úmidos.
Seja infestações de baratas, roedores ou outros animais ou insetos, é muito importante solicitar uma avaliação de uma dedetizadora eficaz e de confiança para analisar o local e busca do problema.