Dentro de um condomínio, independentemente do tamanho e da quantidade de moradores, existem sempre diversos pontos que exigem a atenção rotineira de um síndico, entre elas, o esgoto e a manutenção dos encanamentos é uma das que tem prioridade, já que qualquer problema nessa parte pode acarretar prejuízos imensos tanto para o condomínio, quanto para os moradores.
Por isso trouxemos uma coletânea do que é importante ter em mente sobre o esgoto de um condomínio e que todos os síndicos deveriam saber, não somente sobre o problema em si, mas também como preveni-lo e formas de resolvê-lo, seja para um síndico com mais experiência ou aquele que começou suas tarefas há poucos dias.
Confira esse especial que trouxemos e que fazem parte do Especial Síndico com vários artigos direcionados para te ajudar no dia a dia.
Problemas mais comuns dentro do condomínio
Como em todo lugar, num condomínio também existem problemas comuns em relação ao esgoto e encanamentos e a falta de atenção a esses pontos, podem ocasionar problemas maiores.
Entre todos aqueles que são comuns de acontecerem, estão os que selecionamos abaixo:
Água voltando pelo cano
Geralmente é pontuada pelo morador, zelador ou colaboradores da limpeza. A principal queixa é que a água volta pelo cano ou demora para escoar, trazendo mal cheiro e sujeiras. Costuma ocorrer com mais de um morador ao mesmo tempo.
Canos entupidos
Por diversos motivos, uma das causas com problemas de encanamentos em condomínios está ligada, principalmente, a canos entupidos. Muitas vezes o morador pode tentar resolver o problema sozinho, mas em alguns casos ele pode pedir auxílio ao síndico, principalmente se não conseguir resolver ou notar que o problema está relacionado a outro apartamento.
Caixa de gordura entupida
Nem todos os condomínios possuem a caixa de gordura, principalmente os edifícios e condomínios mais antigos. A caixa de gordura é responsável por filtrar toda a gordura da água que vem das cozinhas, e com o tempo a caixa tende a ficar cheia. Se não houver cuidado e manutenção, ela acaba entupindo e até transbordando, trazendo problemas ao solo e atraindo diversas pragas, como baratas, ratos e escorpiões.
Problemas na caixa de esgoto
Outro dos problemas comuns em condomínios, está relacionado a caixa de esgoto, que requer manutenção, principalmente quando é instalada próximos a árvores e a falta dessa manutenção pode trazer problemas que podem chegar até a torneira, dentro das casas dos condôminos.
Principais causas para os problemas de esgoto em condomínios
Entre tudo o que pode causar um problema no esgoto de um condomínio, existem algumas coisas que são rotineiras e acontecem, principalmente, por falta de manutenção e prevenção. Saber quais são te ajudará a entender melhor o que fazer para evitá-las.
Confira abaixo as causas comuns dos principais problemas com esgoto:
Objetos e resíduos descartados de forma errada
Comum na maioria das residências e empresas, não seria diferente em condomínios… Jogar resíduos e/ ou objetos nos ralos e vaso sanitários são grande parte das coisas que causam problemas nos encanamentos.
Os objetos e resíduos mais comuns são:
- Restos de comida,
- Óleo de cozinha;
- Tampas de pasta de dente,
- Hastes de algodão,
- Absorventes,
- Algodão,
- Preservativos,
- Papel Higiênico;
- Fio dental;
- Fios de cabelo;
- Restos de sabonete;
- Embalagens;
- Sujeira e outros.
Se em uma residência, tais objetos já podem causar grandes problemas na tubulação, imagine em um condomínio onde existem mais pessoas e a quantidade de objetos pode triplicar?! Consequentemente, os canos entopem com maior frequência.
Falta de manutenção e limpeza
Outro motivo muito comum que leva a problemas no esgoto e encanamentos de um condomínio está relacionada a falta de manutenção e limpeza tanto da parte de esgoto, quanto dos encanamentos, caixa de gordura e reservatórios de água.
Reservatórios e caixa d’água, caixa de gordura, caixa de esgoto e encanamentos precisam de manutenção periódicas e preventivas para que não venham trazer prejuízos ao condomínio.
Por se tratar de um local com uma incidência de pessoas muito maior do que de uma residência comum, a falta de manutenção resulta, consequentemente, em maiores problemas com os canos e esgoto, por isso é necessário manter esses serviços em dia.
Melhores formas de prevenir problemas de esgoto
Como Síndico, ter esses pontos em mente ajuda a entender o que é preciso fazer para diminuir a incidências desses problemas e mais importante do que saber o porquê eles acontecem, é saber como resolvê-los.
Entre as principais formas de prevenção estão:
Comunicação e esclarecimento aos condôminos
Trabalhar com a divulgação de ações preventivas e mudanças de hábitos como o de jogar lixo nos ralos e vasos sanitários, são uma forma de diminuir a incidência de problemas no esgoto do condomínio.
Distribuir avisos com dicas para evitar tais hábitos, explicando sobre o porquê é importante e o quanto o condomínio economizaria em consertos é uma boa forma de inspirar as pessoas.
O síndico pode compartilhar tais informações através de:
- Quadro de aviso,
- Panfletos distribuídos nos apartamentos;
- Frisar em reuniões;
- Blog do condomínio;
- Perfis do condomínio nas redes sociais;
- Entre outros.
Manutenção e contrato preventivo
Outro dos meios de prevenir problemas com o esgoto, é contratar desentupidoras que forneçam serviços como o nosso Contrato Anual de Esgoto.
Através do contrato anual de esgoto, o condomínio conta com serviços de prevenção e manutenção periódicos, que são efetuados duas vezes ao ano, e que evitam o acúmulo de resíduos nos canos, caixas e reservatórios, além de fornecer serviços avulsos com um desconto diferenciado do mercado.
Através desse serviço de prevenção, ratos, canos, caixas e reservatórios são limpos e consequentemente, reduzem a quantidade de resíduos que podem causar problemas de entupimento.
Além disso, em situações que ocorram problemas emergenciais, o condomínio conta com o atendimento sem custo adicional, economizando e obtendo um atendimento mais rápido, o que evita problemas inclusive para os condôminos.
Para saber mais sobre como funciona o Contrato anual de esgoto, convidamos você a conferir a matéria abaixo onde falamos mais sobre os resultados de nossos clientes após a contratação e detalhes sobre o serviço.
Esperamos que esse conteúdo possa ajudá-lo na administração do seu condomínio. Fique por dentro de conteúdos como esse feito especialmente para você, através de nosso blog.