Quando pegamos uma gripe, por exemplo, logo o nosso corpo começa a dar “sinais” de que as coisas não andam bem. Pode começar com uma dor de cabeça, dor no corpo, um cansaço além da conta, calafrios… enfim, logo você percebe que está ficando gripado e precisa de cuidados.
Provavelmente você deve estar se perguntando algo do tipo.. o que isso tem a ver com infestações de baratas?!
A verdade é que assim como o nosso corpo dá sinais de que algo está fora do normal, infestações também deixam “rastros”, por assim dizer, e não é difícil perceber quando você sabe como funciona.
Então se você venho até este artigo querendo entender como descobrir se o seu imóvel está ou não infestado de baratas, anote as dicas abaixo e você vai descobrir!
Baratas aparecendo durante o dia
A maioria das espécies de baratas possui hábitos noturnos e para que elas apareçam durante o dia dentro das casas e no quintal, o motivo é bem claro… existe uma infestação bem próxima.
Como seu costume é sair durante a noite para se alimentar, quando existe uma infestação de baratas, algumas modificam um poucos os seus hábitos para terem chance de se alimentar, saindo durante o dia em busca de comida.
Se notar baratas andando pelo quintal ou dentro de casa, durante o dia, procure imediatamente em frestas, buracos, dentro das tomadas, ralos e no quintal de onde elas podem estar vindo, pois provavelmente o local está infestado.
Fezes e odor azedo ou semelhante a mofo
Na maioria dos locais que estão infestados por baratas, é possível encontrar fezes nos cantos do imóvel ou sentir um cheiro desagradável, azedo, muito semelhante ao odor que sentimos quando o local está com mofo.
Esse odor é liberado pelas baratas naturalmente, e o excesso delas faz com que o cheiro seja mais facilmente percebido por nós, diferente de quando aparecem somente uma ou outra.
É interessante buscar de onde vem o cheiro e ao encontrar, chamar a sua dedetizadora de confiança para avaliar o local, pois provavelmente estará infestado de baratas.
As fezes também costumam denunciar a infestação, geralmente são encontradas próximo aos locais mais úmidos, quentes e gordurosos do imóvel.
Manchas amarronzadas
Quando existe uma infestação de baratas no local, é comum encontrar manchas de tom marrom, principalmente no canto das paredes, próximo ao chão.
Em um primeiro momento, podem parecer com manchas de ferrugem, pelo tom, mas acredite, na maioria das vezes são causadas pelas baratas que costumam liberar excrementos que mancham os locais por onde passam, e quando o local está infestado, essas manchas ficam concentradas e mais fáceis de identificar.
Locais comuns em que as baratas costumam ficar
Em grandes cidades como São Paulo, é mais comum encontrarmos dois tipos de baratas, as baratas germânicas – conhecidas como alemãs ou francesinhas por serem pequenas, e as americanas – conhecidas como baratas de esgoto, são maiores e marrons avermelhadas, geralmente aquelas que entram pela janela da sua casa durante a noite e colocam todos da casa para correr!
Mesmo sendo duas espécies diferentes (você pode conferir mais sobre elas clicando aqui), ambas possuem uma grande facilidade de entrar nos imóveis e se alojar.
A barata germânica costuma ser encontrada com maior facilidade na cozinha, se escondem nos armários e são atraídas pelos alimentos, gordura e umidade do local. Costumam se esconder atrás dos armários, fogão, em frestas e buracos no piso e parede, e também nos ralos.
Já a barata americana é facilmente encontrada nos ralos, principalmente no banheiro, e costumam se esconder nas tubulações, dentro das tomadas e em pequenos buracos e frestas nos pisos. Latões de lixo também são os locais favoritos desses insetos.
No geral, ambas são atraídas principalmente por comida, então é importante manter o ambiente sempre limpo e livre de migalhas, jogando o lixo fora com frequência.
Caso desconfie de uma infestação, não tenha dúvidas, entre em contato conosco e agende uma visita para avaliação do local.