Nessa época do ano, os dias quentes nos trazem bons momentos para curtir em família, passear, ir para a praia, para o campo, ficar na piscina, mas além desses momentos agradáveis, o verão também traz insetos, mais precisamente: os mosquitos.
Quem nunca acordou durante a madrugada, doido da vida, para matar os mosquitos que ficam infernizando a gente durante o sono?
Além de fazerem um barulho chato, eles ainda ficam o tempo todo picando áreas do nosso corpo que estão expostas, nos levando a loucura.
Mas então você consegue se livrar do inseto, se deita para continuar o sono imaginando que irá dormir como um bebê, mas então as feridas começam a coçar, coçam, coçam e coçam e parecem que não vão parar nunca. Quando você se dá conta, teve uma péssima noite de sono por conta de um pequeno mosquito.
É claro que o pior em uma picada de mosquito é o fator transmissão de doenças, mas a coceira causada pelas picadas são também muito incômodas, e em alguns casos pode até causar alergias.
Pensando em ajudar você a diminuir esse incômodo o máximo possível, trouxemos algumas opções de produtos caseiros que podem ajudar a acabar com a coceira causada por picadas de mosquitos e pernilongos, pelos menos por algumas horas.
O que usar / fazer quando a ferida estiver coçando muito?
É importante destacar que em alguns casos, principalmente quando existe a possibilidade de causar alergias, o primeiro passo é ir até um médico. Se você sempre tem alergia a picadas de insetos é melhor não marcar bobeira e se consultar ou agir conforme orientação do médico.
Agora se você não sofre com alergias, e que apenas se livrar da coceira mesmo, você pode recorrer as nossas dicas abaixo.
Lembrando também: Evite coçar o local esfregando as unhas, pois podem causar feridas e até inflamar. O recomendado é que você esfregue a palma da mão, passando ela de um lado para o outro, até amenizar.
Mel
O mel é um antibiótico natural e a maioria das pessoas tem em casa, devido seus benefícios para a saúde. O que muitas não sabem é que ao aplicá-lo no local picado pelo mosquito, o mel ajuda a reduzir o inchaço, ajuda a cicatrizar a ferida e também a diminuir a coceira.
Não é preciso adicionar muito mel ao local, basta uma gota sobre a ferida. Você pode espalhar com o dedo e deixar por alguns minutinhos, depois que sentir que a coceira passou aguarde mais alguns minutos e então limpe o local.
Se você não se aguenta e sempre acaba coçando as feridas com as unhas e machucando a pele, o mel também vai ajudar.
Babosa
A babosa, aquela que muitas avós e mães recomendam pelos ótimos resultados de hidratação para a pele e cabelo, também ajudam a diminuir a coceira causada pela picada de mosquito.
A babosa é um antisséptico natural e ela auxilia na redução da dor, inchaço e também na coceira.
O recomendado é após abrir a babosa, retirar o interior e bater no liquidificador com um pouco de água, depois passe no local e deixe agindo. É um santo remédio nessas horas!
Casca de banana
A casca da banana contém óleos naturais que em contato com a pele podem ajudar a diminuir a coceira da ferida.
O modo de utilizar é muito simples, basta que você separe a casca da banana e esfregue com delicadeza a parte de dentro sobre a ferida.
Quando a coceira passar, é só limpar o local. Faça o teste!
Gelo
Por último mas não menos importante, o gelo é e sempre foi um ótimo amenizador de dores musculares e até contusões, com as feridas de mosquitos ele também ajuda.
Separe algumas pedras de gelo e envolva elas num pedaço de pano, coloque sobre o local que está coçando e aguarde alguns minutos. O gelo irá agir na vermelhidão e também reduzirá a coceira.
Viu como é simples? De todas as opções essa é a menos complicada e pode ajudar muito a diminuir o incômodo causado pelas picadas de mosquitos.
Você conhece mais alguma receita caseira para diminuir esse incômodo? Compartilhe com a gente!