Muitos se confundem com a pronuncia correta e o significado da palavra dedetização, que com o tempo teve algumas alterações e hoje teria um termo mais apropriado, a desinsetização.
Mas porque nos confundimos ao falar detetização ou dedetização?!
Podemos dizer que dedetização é o ato ou ação relacionada a dedetizar insetos ou animais que ameaçam a saúde das pessoas e de uma sociedade.
Dedetização – A origem
Analisando um dicionário de português, a palavra “detetização” não existe, ao contrário dela, podemos encontrar a palavra dedetização, que descreve o seguinte: “ato ou efeito de dedetizar, desinsetização”.
A palavra dedetizar teve origem após a segunda guerra mundial, onde para eliminar animais e insetos, era utilizado o produto Dicloro Difenil Tricloretano, conhecido como DDT. Com o tempo e com as novas soluções de maior qualidade surgindo, o produto DDT foi proibido por conta dos altos níveis de toxicamento ao ser humano e também ao meio ambiente. Ainda sim, o termo continuou sendo utilizado por profissionais e empresas do ramo quando o serviço estava relacionado a dedetizar insetos e animais, já que a população em geral já tinha conhecimento da palavra e mais cortume de utilizá-la, como acontece até hoje.
O termo mais correto de se falar é desinsetização, que significa afastar insetos , permitindo um equilíbrio entre o meio ambiente e o meio urbano.
A Desinsetização é realizada por empresas com profissionais capacitados para tais serviços, providos de produtos específicos e liberados para serem utilizados em ambientes urbanos sem alterar o equilíbrio com o meio ambiente, afastando os animais e insetos que estão em determinados locais de risco para as pessoas.
Mesmo com a mudança de termos, as pessoas ainda tem o costume de falar “detetização”, tamanha a relatividade a escrita e sonoridade das palavras, mas o termo não está correto e deve-se trocar por dedetização ou mesmo desinsetização.