Estamos no período que de maior calor aqui no estado de São Paulo, as temperaturas já começaram a aumentar e em alguns dias da semana já estamos enfrentando aquelas manhãs e tarde muito quentes e as noites abafadas.
Com toda essa mudança de temperatura, já sabemos que os insetos estão preparados para atacar, visto que passaram um bom tempo de “hibernação” ou dentro dos ovos que seus pais deixaram antes de morrer no início do inverno, como você pode ver em nosso artigo clicando aqui.
Agora, famintos e com todo esse calor a favor dos insetos, o que nos resta é buscar alternativas para espantá-los, e a não ser pela contratação de um serviço em desinsetização, a melhor opção é tentar alternativas naturais que não agridam a saúde de nossos familiares e meio ambiente.
Entre essas alternativas, existem algumas plantas que irão auxiliar a diminuir a quantidade de insetos como pernilongos, mosquitos e moscas em sua casa. O odor e fragrância dessas plantas não são muito agradáveis para esses insetos e colocando elas em pontos estratégicos dentro da sua casa, a chance de diminuir a aparição desses insetos é maior.
Juntando o poder dessas plantas e as dicas que já demos aqui em outros artigos, com certeza você sentirá a diferença. Lembrando que em alguns casos, quando há foco desses insetos próximo ao local, somente uma dedetização / desinsetização irá ajudar.
Plantas que são repelentes naturais
Essas plantas que vamos citar abaixo podem ser colocadas em pontos estratégicos no local, como próximo às janelas, em locais próximos a ralos e portas.
É importante ressaltar que em alguns tipos de plantas podem dar alergia ao contato, então caso tenha crianças que tenham alergia, opte por outras plantas estão listadas abaixo:
- Capim – limão;
- Alecrim;
- Louro;
- Cebolinha;
- Erva-doce;
- Erva-cidreira;
- Orégano;
- Salsinha;
- Mal-me-quer;
- Lavanda;
- Citronela;
- Hortelã;
- Manjericão.
Essas são algumas opções que você pode plantar em pequenos vasos ou até mesmo fazer pequenas hortas, como no caso dos temperos que além de ajudar a evitar insetos, ainda ajudarão a deixar suas refeições ainda mais gostosas.
Vale lembrar que essas plantas não são tão forte quanto repelentes químicos e por isso mosquitos como o Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, não são afetados por elas. Para um melhor controle, é importante que use repelentes e dependendo da situação, chame uma empresa de dedetização para insetos para visitar o ambiente.
Essas plantas irão ajudar a afastar os insetos como repelentes naturais, mas é importante que todos façam a sua parte, principalmente em relação ao Aedes aegypti, para evitar assim a proliferação do inseto e a contaminação das doenças causadas por ele.
Fique atento e vamos todos juntos zelar pela saúde de nossos familiares e da nossa sociedade em geral.